Mais de seis décadas criando e produzindo bons momentos
PRESTES A COMPLETAR 65 ANOS DE ATUAÇÃO NO SETOR, A SANTOS ANDIRÁ SE ESPECIALIZA CADA VEZ MAIS NA PRODUÇÃO DE MÓVEIS PARA DORMITÓRIOS UMA DAS MAIORES FÁBRICAS DO BRASIL, A EMPRESA CONTA COM 450 COLABORADORES E CAPACIDADE PRODUTIVA DE 480 MIL DORMITÓRIOS/ANO COM CLIENTES EM TODO O BRASIL E NO EXTERIOR, A SANTOS ANDIRÁ EMBASA SUA ATUAÇÃO NO SLOGAN “O MÓVEL DOS SEUS MELHORES MOMENTOS”
O número de empresas do setor com mais de 60 anos de história não passa de dois dígitos e aquelas que chegam a esta marca, como a Santos Andirá, da cidade que lhe dá o nome, no Paraná, contabilizam muitos desafios e superações. “Já passamos por diversas crises econômicas, com congelamento de preços, trocas de moedas e hiperinflação. Também vimos clientes importantes deixarem o mercado de maneira brusca”, afirma José Roberto (Tim) dos Santos, diretor da empresa, elencando também a crise sanitária de Covid.
“Vivemos momentos jamais experimentados, não apenas como empresários, mas como seres
humanos”, acrescenta. Tim destaca que o mercado está vivendo mais uma crise, desta vez a escassez de matérias primas. “Isso nos coloca em xeque todos os dias”, lamenta, emendando que acredita na superação. Aliás, o diretor da Santos Andirá revela seu lado otimista quando fala das
conquistas da empresa, enfatizando que elas são diárias e que no final da trajetória
proporcionam grande satisfação. “Ser conhecido é muito bom, mas ser reconhecido é melhor ainda. E isso se revela quando recebemos um feedback positivo de um cliente, uma parceria nova que realizamos ou quando um colaborador elogia uma ação. Tudo isso se soma à satisfação de um trabalho bem-feito”.
O crescimento da marca Santos Andirá também é uma conquista diária. E isso é medido através de pesquisas realizadas com os lojistas, revelando que a marca passa uma imagem de credibilidade, confiança, respeito e qualidade. Além disso, nos depoimentos, os lojistas enfatizam a satisfação de trabalhar com a marca e os produtos Santos Andirá. E isso se traduz no prêmio TOP 20 conquistado nos últimos três anos.
Em relação ao desempenho do mercado, o diretor da Santos Adirá afirma que o ano começou muito bem. “Conseguimos ingressar em clientes que há tempos estavam sendo trabalhados, o que nos deixou muito orgulhosos com o trabalho realizado. Na exportação, que é um dos nossos focos comerciais, também alcançamos números satisfatórios, com grandes resultados”, acrescenta, pontuando que para o final do ano já estão com programações pré-estabelecidas. Mas lembra que o grande desafio agora é a manutenção do recebimento de matérias-primas para conclusão dessas ações.
“Precisamos desta definição também para fazer o planejamento para 2025. Esperamos que até abril esta instabilidade tenha passado e que possamos voltar à normalidade. De toda forma, vamos fazer o planejamento acreditando na estabilidade, esperando que o próximo ano traga boas oportunidades de crescimento”, destaca o diretor da Santos Andirá.
Tim também conta que a Santos Andirá se encontra em uma nova fase, com objetivos revitalizados e muitas ações voltadas à governança, que passam por mais valorização dos
colaboradores. “Estamos sendo avaliado pela GPTW, buscando estar entre as Melhores Empresas para se Trabalhar”, destaca, acrescentando que muitos investimentos são feitos em
ações como o novo Espaço Saúde para atendimento médico diário aos colaboradores e seus familiares e a nova área do Espaço Refeições. Em 2025 a empresa vai implementar o projeto do novo escritório, com mais conforto aos colaboradores. E, com os investimentos no processo produtivo e aumento da produtividade com a compra de máquinas mais modernas e ágeis, a empresa entende que também está investindo no conforto dos colaboradores. “Sabemos que quando cuidamos bem dos colaboradores, eles nos ajudam a cuidar bem dos parceiros”, ensina
Tim, emendando que outro importante investimento foi na construção do showroom, para melhorar a experiência dos clientes que visitam a fábrica e podem interagir mais com os produtos.
PRODUTOS INOVADORES
Especialista em móveis para dormitórios, a Santos Andirá pesquisa e ouve os clientes para desenvolver novas linhas que atendam as necessidades do mercado e, especialmente, dos consumidores. “Todos os produtos que lançamos em 2024 atendem as expectativas, e a linha Doce Vida Personalize é reconhecida como diferenciada e inovadora pelo mercado”, afirma.
Tim destaca que os profissionais de desenvolvimento da empresa estão sempre atentos às cores, aos movimentos de design e às medidas e formatos que melhor convém ao consumidor.
“Desta forma, os produtos são mais assertivos”, acredita, adiantando que os lançamentos para 2025 já estão sendo pensados, inclusive com alternativas em materiais para oferecer as melhores
soluções ao mercado. Para apresentar as novidades e estar sem- pre próximo aos clientes, a Santos Andirá tem entre suas estratégias a participação em eventos. E, com o formato adotado por algumas organizadoras, com custo mais acessível, a empresa intensificou sua participação em feiras. A presença próxima aos clientes de diversas regiões tem gerado a abertura de novos clientes e ampliação de mix nos clientes atuais. “Por conta disso, a estratégia deve ser mantida em 2025”, finaliza José Roberto (Tim) dos Santos.
Fonte: Revista Móveis de Valor